Governo do Piauí declara estado de calamidade pública devido aos graves danos causados pela chuva em Picos
17/01/2025
Temporal atingiu a cidade entre a noite de segunda (13) e a manhã de terça-feira (14). Duas pessoas morreram e cerca de 500 famílias foram atingidas. Duas pessoas morrem no Piauí após fortes chuvas no estado
Divulgação/Prefeitura de Picos
O Governo do Piauí declarou, nessa quinta-feira (16), estado de calamidade pública em Picos, município 311 km ao Sul de Teresina, devido aos graves danos causados pela chuva. A cidade foi atingida por um temporal, entre segunda (13) e terça-feira (14), que levou à morte de duas pessoas e afetou cerca de 500 famílias.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O documento foi assinado pelo governador em exercício, Themístocles Filho, e publicado às 00h desta sexta (17), em edição suplementar do diário de quinta-feira (16). A ordem tem vigência de 90 dias a partir da data de publicação.
Durante esse período, órgãos e entidades da administração pública, dentro dos respectivos campos de competência e vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil, poderão adotar medidas necessárias à restauração da normalidade.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Duas pessoas morreram devido às fortes chuvas na cidade
Enchente provoca destruição em Picos (PI)
Dois homens morreram em consequência das fortes chuvas. As vítimas foram o gerente de banco José Marcondes Barros, de 53 anos, e o motociclista Francisco Vicente da Rocha, de 45 anos. Além disso, cerca de 500 famílias foram atingidas, dentre elas, 50 pessoas ficaram desabrigadas.
José Marcondes, de 53 anos (foto abaixo), a primeira vítima, trabalhava em uma agência da Caixa Econômica Federal no município. Ele morreu na segunda-feira (13) tentando se salvar com sua esposa e os dois cachorros da família, mas a força da água derrubou o portão da casa, arrastando-o.
LEIA TAMBÉM
Cachorro que gerente de banco morto em enchente no PI tentava salvar é resgatado
PM que ficou ilhada com filho em teto de casa relembra aflição: ‘Não sabia o poder que a água tinha’
José Marcondes Barros era gerente de uma agência da Caixa Econômica Federal em Picos
Reprodução
Já Francisco morreu enquanto tentava atravessar uma estrada alagada na comunidade Aroeira do Matadouro, na zona rural da cidade. De acordo com moradores, havia um poste de energia elétrica caído sobre a via, e o homem sofreu uma descarga elétrica ao tentar passar.
Após os resgates das vítimas, o Corpo de Bombeiros, o Exército, a Defesa Civil e a assistência social do município atuam no auxílio às pessoas afetadas pelas chuvas. Na cidade, continuam sendo executados serviços de amparo às vítimas, além de limpeza e reparação dos locais afetados pela enchente.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube