Vídeo: hospital municipal alaga após chuva de mais de 120 mm no Sul do Piauí
15/01/2025
Vídeos e imagens divulgados nas redes sociais mostram os corredores e a rua em frente ao hospital tomados pela água. O g1 tenta contato com a prefeitura do município para saber a extensão dos prejuízos e as medidas da gestão. Hospital municipal alaga após forte chuva em Pio IX, no Piauí
O Hospital Municipal Dona Lourdes Mota, em Pio IX, a 425 km de Teresina, foi invadido pela água de uma forte chuva que caiu sobre a cidade na noite de terça-feira (14). Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh-PI), o município registrou cerca de 125 mm de chuva.
Vídeos e imagens divulgados nas redes sociais (veja acima) mostram os corredores do hospital tomados pela água. A rua em frente à unidade de saúde, onde carros e motos estavam estacionados, também ficou alagada.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O g1 tenta contato com a Prefeitura de Pio IX para saber a extensão dos prejuízos e as medidas da gestão municipal para contê-los.
Conforme o vereador Naldo Andrade (PT), a chuva começou no último fim de semana, mas em pouca quantidade e apenas em regiões específicas de Pio IX. Desde terça, porém, tem chovido em quase toda a cidade.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Hospital municipal alaga após chuva de mais de 120 mm em Pio IX, no Piauí
Reprodução/Redes Sociais
“De ontem pra cá tá chovendo praticamente no município todo sem parar. A pequena barragem ao lado da cidade sangrou e entrou bastante água no hospital. [Hoje] continua chovendo, mas é aquela chuva fina no momento”, contou o vereador.
Hospital municipal alaga após chuva de mais de 120 mm em Pio IX, no Piauí
Reprodução/Redes Sociais
Duas pessoas morrem em Picos
Dois homens morreram em consequência das fortes chuvas que ocorreram entre a noite de segunda-feira (13) e a manhã de terça em Picos, a 311 km de Teresina. As vítimas foram o gerente de banco José Marcondes Barros e o motociclista chamado Francisco Vicente da Rocha.
De acordo com a Semarh, em três horas choveu cerca de 135 mm e diversos transtornos foram causados. Pelo menos 500 famílias foram atingidas; dentre elas, 50 pessoas ficaram desabrigadas.
A Prefeitura de Picos montou um gabinete de crise para combater os efeitos das chuvas e decretou estado de calamidade pública. Além dos bombeiros, o Exército e a Defesa Civil atuam no auxílio às vítimas.
Alerta vermelho em Picos: dois homens morrem e centenas de famílias ficam desabrigadas
Alerta de chuvas intensas
O Piauí está com aviso de chuvas intensas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na terça, e que tem duração até a manhã desta quarta-feira (15). A previsão é de que o fenômeno atinja todo o estado e afete regiões que já sofreram com estragos como o município de Picos, que entrou em situação de alarme, nível máximo para risco de chuvas fortes.
A previsão é de chuvas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos, de 60 a 100 km/h. O alerta de perigo abrange ainda todo o Maranhão e Tocantins, além de quase a totalidade dos territórios do Goiás, Bahia, Mato Grosso e Ceará.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube